Aulas práticas reduzem evasão escolar nas turmas de EJA em Vila Velha
Aproximação da metodologia com a realidade vivida em comunidade, tem potencializado o aprendizado dos estudantes.
As aulas práticas de Química na Escola Silvio Rocio, em Vila Velha, têm atraído a atenção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de potencializar o aprendizado, aproximando ainda mais o conteúdo dado em sala de aula com a realidade dos estudantes, a iniciativa também promove mais a participação deles no dia a dia da escola.
Uma das atividades foi a produção de salgados, que proporcionou a troca de informações e conhecimentos interdisciplinares como quantidade, peso, formato, proporção, material, bem como valor nutritivo de cada ingrediente.
A diretora da escola, Eliana Pissinati, destaca que o interesse dos alunos tem sido tanto que as atividades têm ajudado, inclusive, na redução da evasão escolar. “Em dia de experimentos práticos, os estudantes chegam até mais cedo ao horário da aula para colaborar com a preparação do material produzido”, disse.
Segundo o professor Wilson Lelis, que é responsável pelo trabalho, os estudantes conseguem compreender e absorver melhor a teoria quando é possível visualizar as reações nos processos químicos. Ainda, segundo ele, “trabalhar cenas do cotidiano de cada aluno torna ainda mais fácil e prazeroso o aprendizado. ”
Texto: Cícero Giuri
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br