30/07/2020 15h25

Avaliação Diagnóstica de Geografia e História deve ser realizada até segunda (03)

O objetivo é realizar o levantamento sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes, que poderão fazer as avaliações em casa, de forma on-line.

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio devem realizar as Avaliações Diagnósticas dos Componentes Curriculares de Geografia e História até a próxima segunda-feira (03), por meio do link de acesso no Google Sala de Aula.

A Avaliação Diagnóstica é um importante momento para levantar evidências e identificar possíveis defasagens de aprendizagens e, a partir da análise dos resultados, ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades consolidadas para nortear o planejamento, as propostas de intervenções pedagógicas e a continuidade do processo educativo.

As avaliações não serão pontuadas e poderão ser realizadas pelos estudantes em casa, no formato on-line. Aqueles que não tiverem acesso à Internet poderão realizá-las na escola, quando as aulas presenciais retornarem, por meio de equipamentos na unidade de ensino, ou ainda, no formato impresso, caso haja necessidade.

Todo o processo de realização das avaliações pelos estudantes será monitorado pela direção escolar e pela Subgerência de Avaliação Educacional da Sedu, por meio da plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Todo o trabalho foi elaborado pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o CAEd/UFJF, tendo como base o Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental), de 2018, e o Currículo Básico Escola Estadual (Ensino Médio), de 2009.

“As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente por uma plataforma de resultados. Já as realizadas de forma impressa deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Os resultados serão analisados e disponibilizados para as escolas por meio de relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes”, afirmou a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Cronograma

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que são os públicos-alvo das avaliações diagnósticas neste momento, deverão seguir um cronograma que será direcionado por Componentes Curriculares para cada etapa de ensino.

- 15 a 20/07: Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

- 22 a 27/07: Filosofia e Sociologia, para o Ensino Médio (2ª e 3ª séries), e Inglês para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

- 29/07 a 03/08: História e Geografia, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

- 05 a 10/08: Ciências, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de Física, Química e Biologia para estudantes do Ensino Médio (1ª a 3ª séries).

Veja aqui as informações sobre as Avaliações Diagnósticas:

Local: o aluno poderá realizar as avaliações em casa (no formato on-line) e na escola (formato on-line ou impresso) quando as aulas presenciais retornarem. (Quem não conseguir realizar a avaliação neste momento, poderá fazê-la quando as escolas voltarem às atividades presenciais).

Acesso: o link de acesso está disponível dentro de cada turma no Google Sala de Aula.

Monitoramento:  a direção escolar (por meio da plataforma do CAEd) poderá monitorar a realização das avaliações dos estudantes; e a equipe da Subgerência de Avaliação Educacional também realizará o monitoramento de toda a Rede Estadual.

Resultados: as respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente. Já as realizadas de forma impressa, no retorno das aulas presenciais, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Após a realização das avaliações de todos os Componentes Curriculares previstos, as escolas receberão relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes.

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