28/07/2023 11h54

Boas Práticas de Gestão impulsionam uso de metodologias ativas em Escola do Futuro de Vila Velha

Ações fomentam a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, localiza em Vila Velha, tem adotado boas práticas de gestão que impulsionam o desenvolvimento de metodologias ativas e o uso de ferramentas digitais em sala de aula. A escola promove ações em reuniões de fluxo, alinhadas à cultura digital e aos objetivos finalísticos da Secretaria da Educação (Sedu). O propósito é fazer com que os professores utilizem ferramentas tecnológicas, como Kahoot, Mentimeter, Padlet, Semper, Phet, entre outros aplicativos, enriquecendo as práticas de ensino.

O resultado desse ensino é um aumento significativo no uso das metodologias ativas e ferramentas digitais em sala de aula, impulsionado pela participação ativa e engajada dos professores nas reuniões e no trabalho cotidiano. “É notável o aumento na apropriação por parte dos professores em relação às novas abordagens educacionais com uso de tecnologia, tornando as reuniões, e por consequência as aulas, muito mais produtivas e criativas", ressaltou o diretor da escola, Elias Carvalho Junior.

A professora Cristiane Folha compartilhou a experiência dela no uso das ferramentas digitais. "As reuniões se tornaram momentos de aprendizado e diversão. Com as metodologias ativas, os alinhamentos se tornam muito mais fáceis de compreender e o uso dessas ferramentas torna o ensino mais atrativo para os alunos. Estamos colhendo ótimos resultados em termos de engajamento e aprendizagem", destacou.

“A Escola Mário Gurgel é um exemplo inspirador de como boas práticas de gestão podem transformar o ambiente escolar, estimulando a inovação pedagógica e preparando os alunos para os desafios do mundo digital”, disse a técnica pedagógica da Sedu, Mônica Nadja Almeida Caniçali.

Escola do Futuro

A certificação Escola da Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

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