CEEFMTI São Pedro Promove Imersão na Cultura Afro-Brasileira com Exposição ‘Folia de Reis e Santos Negros’
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) São Pedro – Dr. Agesandro da Costa Pereira, localizado em Vitória, desenvolveu, entre os dias 5 e 19 de novembro, o projeto “Exposição da Cultura Afro-Brasileira: Folia de Reis”, iniciativa que articulou diferentes componentes curriculares para valorizar as tradições populares brasileiras e suas raízes africanas. A ação integra as atividades da escola em referência ao Dia da Consciência Negra.
O projeto foi elaborado de forma colaborativa pela professora Juliana Serrano (Atendimento Educacional Especializado – AEE) e pelo professor Bruno de Almeida (Educação Física), envolvendo turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em atividades práticas, culturais e investigativas. As ações foram desenvolvidas durante as aulas de Projeto de Vida, Práticas e Vivências em Protagonismo, Atividade de Pesquisa, Estudo Orientado e Práticas Experimentais.
Os estudantes foram organizados em grupos para a produção dos elementos que compõem a exposição: confecção de estandartes (símbolo marcante da Folia de Reis), criação de cartazes com letras de músicas tradicionais e pintura de máscaras representativas da celebração. A proposta buscou articular arte, cultura e ancestralidade, estimulando a compreensão das influências africanas nas manifestações culturais brasileiras.
A professora Juliana Serrano destacou a relevância educativa do trabalho:
“O projeto teve como objetivo valorizar as tradições populares brasileiras e evidenciar as influências africanas nessas manifestações. A atividade uniu arte, música e cultura, promovendo cooperação, criatividade e respeito à diversidade entre os estudantes.”
Além da aprendizagem sobre cultura afro-brasileira, os alunos desenvolveram habilidades socioemocionais, como autonomia, cooperação e organização coletiva. A divisão das tarefas em grupos menores também favoreceu o envolvimento de todos e o acompanhamento mais próximo das atividades.
Os estudantes relataram que a vivência possibilitou novos aprendizados e descobertas: “Achei muito legal. Melhorei minha capacidade de entender textos, ouvi músicas que não conhecia e aprendi coisas novas que antes eu não sabia fazer”, disse Yan Prado Thomaz.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707