19/09/2024 13h57

CEEJA de Vitória promove oficina em alusão ao Mês da Visibilidade Surd

Além de conscientizar sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda, o CEEJA proporcionou aos seus alunos um espaço de escuta e reconhecimento.

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Vitória promoveu, nessa terça-feira (18), uma oficina intitulada "Percursos Inspiradores: Sinais que Conectam" em alusão ao Mês da Visibilidade Surda. O evento contou com a participação de 16 alunos surdos e diversos estudantes ouvintes, que vivenciaram momentos de troca e aprendizado sobre inclusão e superação.

A oficina foi conduzida por renomados profissionais da área de linguística e educação, como os professores Daniel Junqueira Carvalho, Eliane Telles de Bruim Vieira e Ademar Miller Junior. Durante o evento, os professores surdos compartilharam suas trajetórias acadêmicas e experiências pessoais, ressaltando a importância da inclusão de pessoas surdas no ambiente educacional e profissional.

Além de conscientizar sobre os desafios enfrentados pela comunidade surda, o CEEJA proporcionou aos seus alunos um espaço de escuta e reconhecimento, promovendo a equidade e a inclusão como pilares essenciais da educação. O diretor do CEEJA, Denilson Garcia, destacou a relevância de momentos como esse na construção de uma educação mais justa e acessível:

"Fazer gestão pública não é fácil, e quando percebemos que, dentro da gestão, temos que promover a inclusão com acessibilidade e equidade, o desafio é ainda maior. Mas acredito que o primeiro passo é sensibilizar pessoas para caminharem conosco, pois não se faz educação inclusiva sozinho. O segundo passo é proporcionar e oportunizar aos nossos estudantes momentos como este, mostrando que é possível seguir o caminho do sucesso e superação", afirmou Denilson Garcia.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br