21/08/2025 11h25 - Atualizado em 21/08/2025 11h26

CEEJA em Cachoeiro de Itapemirim promove atividade esportiva para alunos em privação de liberdade

Ação uniu esporte, integração e aprendizagem, reforçando o papel da educação e do movimento na ressocialização.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cachoeiro de Itapemirim, promoveu uma programação especial para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) custodiados no sistema prisional.

A atividade contou com circuito funcional, jogos e dinâmicas de grupo, proporcionando momentos de integração, cooperação e incentivo à prática de atividades físicas. O objetivo foi valorizar os estudantes, estimular o trabalho em equipe, promover a socialização e fortalecer o bem-estar físico e emocional dos participantes.

Segundo o diretor do CEEJA, Isaias Ferreira da Costa, a iniciativa reforça o compromisso da escola em ampliar experiências educativas: “Para nós, do CEEJA, é fundamental construir parcerias como esta, pois elas nos permitem oferecer aos nossos estudantes, mesmo em situação de privação de liberdade, experiências que fortalecem não apenas o aprendizado, mas também a autoestima, a disciplina e a esperança de um futuro melhor.”

“Momentos como este mostram que a educação vai além da sala de aula e que, por meio do esporte, da cultura e da interação, conseguimos abrir novas possibilidades e contribuir de forma efetiva para o processo de ressocialização dos nossos alunos”, completou Isaias Ferreira da Costa.

Durante a vivência, foram trabalhados aspectos cognitivos, como noções de tempo, espaço, lateralidade, raciocínio lógico e cumprimento de regras, além de competências socioemocionais, como cooperação, respeito mútuo e comunicação. Essa combinação contribuiu para fortalecer o engajamento dos estudantes nas atividades escolares e reforçar valores importantes para a vida em sociedade.

Um dos alunos presente destacou o impacto da experiência: “Eu nunca imaginei que teria a oportunidade de viver um momento assim estando aqui. Foi uma experiência que trouxe alegria, motivação e esperança. Essas ações fazem a gente acreditar que é possível mudar, pensar em um futuro diferente e buscar um caminho melhor quando a liberdade chegar.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI