08/10/2019 16h29

‘Cidades Inteligentes’ é foco de pesquisa de em Escola de Colatina

Estudantes do Curso Técnico Integrado ao Médio desenvolvem projetos que integram sustentabilidade e tecnologia.

Visando promover na sociedade a integração da tecnologia com a sustentabilidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em Colatina, promoveu a ‘3ª Feira de Ciências’ com o tema “Cidades Inteligentes”. O evento, realizado na última sexta-feira (04), foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática.

Intitulada “InfoShow”, a mostra cientifica apresentou 37 trabalhos desenvolvidos por estudantes. Nela, um determinado espaço urbano tornou-se palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informações. Dentre os projetos apresentados pelos alunos, acessibilidade e novas fontes de energia foram destaques.

De acordo com o professor de Geografia José Augusto de Araújo Pires, um dos responsáveis pela iniciativa, os projetos que buscam novas formas de gerar energia sustentável despertaram o interesse dos estudantes. “Além da energia solar, um dos grupos propôs gerar energia eólica, tendo por base o aproveitamento do fluxo de veículos nos grandes centros urbanos”, destaca Pires.

A estudante integrante do grupo que desenvolveu o aero gerador, Nathalia Costa de Souza, explica: “buscamos adequar o projeto aos moldes das cidades inteligentes, com o uso de aero geradores modernos que aproveitam o vento oriundo do intenso fluxo de carros nos centros urbanos, associado à automação da transmissão e armazenamento da energiagerada”.

Informações à imprensa:

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata