Com óculos de realidade virtual, alunos de Cariacica visitam cenários da História mundial
Com uso de papelão, lentes biconvexas e um celular, aula de história ganha dinamismo e interatividade.
Com o objetivo de dinamizar as aulas de História e envolver os alunos com o conteúdo apresentado em sala, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, desenvolve o projeto “La Caixa de Papel”. Com uso de papelão, o professor Bruno Fiorot reproduziu óculos de realidade virtual que, de forma adaptada ao celular, “transporta” o aluno para lugares que antes eram “vistos” apenas nos livros em sala de aula.
O intuito do projeto é, com baixo custo, promover a inserção do estudante dentro do conceito estudado. Cenários históricos como o “Coliseu” e a “Primeira Guerra Mundial” são “visitados” pelos alunos, que conseguem visualizar estes importantes episódios da história mundial. “Por meio da realidade virtual é possível transportar o aluno para dentro da história. Isso torna muito mais palpável o entendimento de qualquer disciplina’, disse o professor.
Bruno afirmou que já estão disponíveis inúmeros moldes do equipamento na internet, sendo apenas necessário a aquisição das lentes biconvexas e o acoplamento de qualquer aparelho smartphone.
A iniciativa do professor também vai ficar disponível para utilização em outras disciplinas. “Apesar do baixo custo, a realidade virtual tem seu potencial pouco explorado em ambiente de aprendizagem. Os óculos adaptados ficarão disponíveis na escola onde o projeto foi desenvolvido, para serem utilizados por professores de outras disciplinas”, explicou.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br