17/11/2022 10h39

Combate à discriminação racial é tema de projeto em escola de Guaçuí

Os estudantes participaram de atividades, como oficinas, pintura, fotografia, desenhos, danças e desfile com o tema “Beleza Negra”.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, participaram do projeto “Consciência negra: arte, cultura e diversidade no combate à discriminação racial e cultural dos povos de matriz africana na escola”.

A professora Luziete Souza Nunes Aguiar realizou uma oficina de conscientização para a cultura antirracista no espaço escolar, em cumprimento à Lei 10.630, da obrigatoriedade do estudo da temática da História e Cultura de Matriz Afro-brasileira na escola.

“Observamos que muitos alunos tinham pouco conhecimento sobre a riqueza e a beleza da cultura afro-brasileira. Para tanto, esse projeto visou buscar fundamentação por meio do enfrentamento à discriminação racial e cultural, além de superar os desafios da falta de compreensão da relevância que os povos africanos tiveram na formação cultural do nosso município”, disse Luziete Souza Nunes Aguiar.

Além de oficina, os alunos participaram de atividades de pintura, fotografia, desenhos temáticos, danças e desfile com o tema “Beleza Negra”.

A aluna Késia Moraes de Souza falou sobre ter participado da atividade. “Gostei muito de fazer o trabalho sobre cultura negra, uma vez que é um assunto importante e que deve ser mais falado para acabar com o preconceito, o racismo e a violência contra os negros”, disse a estudante do 6º ano do Ensino Fundamental.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI