10/04/2019 16h22

Cultura de paz é incentivada por escola de Colatina

Projeto estimula o interesse positivo pelas diferenças e o respeito pela diversidade, valorizando as qualidades individuais de cada aluno.

Com o objetivo de resgatar valores e promover uma cultura de paz, a Escola Estadual Professora Carolina Pichler, no bairro São Pedro, em Colatina, desenvolve o projeto “Formando Jovens em Valores Humanos Por Uma Cultura de Paz”. As ações visam, também, estimular o interesse positivo pelas diferenças e o respeito pela diversidade, valorizando as qualidades individuais de cada aluno.

O propósito da escola inicia nos dez primeiros minutos de cada turno, que é reservado para uma reflexão conjunta entre alunos e professores. Palavras como respeito, amor, afeto, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público, estão presentes nesta atividade e no dia a dia da unidade escolar.

Nesta semana, por exemplo, a professora de Geografia, Cristiane Lyrio Degasperi, desenvolveu uma dinâmica em que os alunos, em círculo e de mãos dadas, ouviam uma música e, através de cartazes com palavras-chave, eram conduzidos a uma reflexão da importância de bons pensamentos e atitudes.

“Percebe-se no cotidiano escolar que ações simples como essa conseguem tocar os corações dos nossos estudantes. Nesses momentos, os alunos desabafam e se emocionam, o que cria e fortalece laços de afeto e amizade com colegas e professores”, informou Degasperi.

Demais ações já estão sendo elaboradas para serem desenvolvidas ao longo do ano, como campanhas de doação e arrecadação de alimentos para pessoas carentes; visita aos asilos; reuniões de pais com dinâmicas e acolhimento; palestras e caminhadas no sentido de sensibilizar a escola e a comunidade sobre a importância da cultura de paz.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa