27/09/2019 15h03

Dia Nacional do Surdo é lembrado com ações diversas em escolas da Rede Estadual

Atividades foram de conscientização sobre a importância da inclusão.

Em razão do Dia Nacional do Surdo, lembrado nesta quinta-feira (27), unidades escolares da Rede Estadual fomentaram a conscientização sobre o tema, como a ação realizada na Escola Estadual de Educação Auditiva (EEEA) Napoleão Albuquerque, de Cachoeiro de Itapemirim, que promoveu palestras e sorteios.

A supervisora escolar da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cachoeiro de Itapemirim, Maria da Penha Oliveira Ribeiro, participou do evento e descreveu as atividades desenvolvidas.

“Tivemos a participação da Presidente da Associação de Moradores do Bairro Baiminas, que destacou a importância do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) para a comunidade. Os presentes puderam apreciar várias apresentações culturais com a participação dos professores cursistas que fazem parte da Formação ao Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Auditiva”, disse Maria da Penha.

Já no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professora Maria Penedo, em Cariacica, foi promovido um bate papo com a paratleta Patrícia Santos. “Tivemos o prazer de receber a Patrícia aqui na escola, ela é medalhista de prata nas paralimpíadas do Rio 2016 e medalhista de bronze e de prata no Parapan de Lima, no Peru, em 2019”, disse a professora de Educação Física, Samaira Cabral de Almeida.

Na ocasião, a partir das perguntas dos estudantes, Patrícia Santos contou um pouco de sua história de superação e os desafios encontrados ao longo de sua carreira. No decorrer da conversa, a paratleta destacou que “muitas vezes, as limitações impostas às pessoas são provenientes de suas próprias mentes, logo, há a necessidade de vencer os medos a fim de alcançar objetivos”.

“Ao término do bate papo, a atleta e seu treinador, Leonardo Miglinas, convidaram toda a escola para acompanhar um dos treinos dos paratletas de natação”, contou a professora.

O estudante Jhonathan Fernando Ramos Frasson, do 2º ano do Ensino Médio, comentou que deseja que a paratleta volte mais vezes à escola. Ele pontuou a importância da representatividade apresentada com a visita de Patrícia nas comemorações da semana de inclusão.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043