04/08/2025 11h16 - Atualizado em 04/08/2025 11h17

Dinâmica do ‘Quebra-Cabeça da Turma’ fortalece integração e pertencimento em escola de São Mateus

Atividade promoveu autorreflexão, valorização das diferenças e consciência do papel de cada estudante no coletivo escolar.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus, desenvolveu a dinâmica “Quem Sou Eu no Quebra-Cabeça da Turma”, uma proposta pedagógica que uniu criatividade, reflexão e integração para fortalecer os vínculos entre os estudantes.

Na primeira etapa, cada aluno recebeu o molde de uma peça de quebra-cabeça e personalizou-a com seu nome, três qualidades pessoais, um sonho ou objetivo de vida, uma palavra que representasse seu estado de espírito no início do ano e desenhos ou símbolos que o identificassem.

O resultado foi um mural coletivo intitulado “Peças Únicas do Mesmo Jogo”, que representa a importância de cada integrante para a construção de uma turma unida.

“Os resultados superaram as expectativas. Além de trabalharem autoconhecimento, os alunos internalizaram na prática como a soma das diferenças fortalece o grupo. O mais bonito foi ver esse entendimento surgir organicamente ao montar o mural”, destacou o professor Leonardo Baptista Lyrio, responsável pela atividade.

A proposta estimulou respeito às diferenças, cooperação e sentimento de pertencimento, tornando a turma mais integrada e consciente de que o sucesso coletivo depende da contribuição de cada um.

“Gostei muito dessa atividade porque ela mostra como cada um de nós é importante e como nossas diferenças nos tornam especiais”, comentou a estudante Maria Eduarda dos Santos Viana, da 2ª série do Ensino Médio.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI