Dinâmica do ‘Quebra-Cabeça da Turma’ fortalece integração e pertencimento em escola de São Mateus

Atividade promoveu autorreflexão, valorização das diferenças e consciência do papel de cada estudante no coletivo escolar.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus, desenvolveu a dinâmica “Quem Sou Eu no Quebra-Cabeça da Turma”, uma proposta pedagógica que uniu criatividade, reflexão e integração para fortalecer os vínculos entre os estudantes.
Na primeira etapa, cada aluno recebeu o molde de uma peça de quebra-cabeça e personalizou-a com seu nome, três qualidades pessoais, um sonho ou objetivo de vida, uma palavra que representasse seu estado de espírito no início do ano e desenhos ou símbolos que o identificassem.
O resultado foi um mural coletivo intitulado “Peças Únicas do Mesmo Jogo”, que representa a importância de cada integrante para a construção de uma turma unida.
“Os resultados superaram as expectativas. Além de trabalharem autoconhecimento, os alunos internalizaram na prática como a soma das diferenças fortalece o grupo. O mais bonito foi ver esse entendimento surgir organicamente ao montar o mural”, destacou o professor Leonardo Baptista Lyrio, responsável pela atividade.
A proposta estimulou respeito às diferenças, cooperação e sentimento de pertencimento, tornando a turma mais integrada e consciente de que o sucesso coletivo depende da contribuição de cada um.
“Gostei muito dessa atividade porque ela mostra como cada um de nós é importante e como nossas diferenças nos tornam especiais”, comentou a estudante Maria Eduarda dos Santos Viana, da 2ª série do Ensino Médio.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707