13/09/2023 10h51 - Atualizado em 13/09/2023 11h20

Diretores Escolares participam da primeira oficina da Formação ‘Gestão Escolar a partir de Indicadores Educacionais’

Os participantes tiveram a oportunidade de discutir casos práticos e compartilhar experiências sobre como os indicadores podem ser aplicados no contexto escolar.

Os gestores escolares de toda a Rede Pública Estadual de Educação participaram, nessa terça-feira (12), da primeira oficina presencial da formação "Gestão Escolar a partir de Indicadores Educacionais". O encontro reuniu diretores em escolas-polo espalhadas por todas as Superintendências Regionais e proporcionou aos presentes uma compreensão mais profunda dos indicadores e de como utilizá-los de maneira eficaz na gestão das escolas.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir casos práticos e compartilhar experiências sobre como os indicadores podem ser aplicados no contexto escolar para identificar desafios, medir progresso e implementar melhorias. Além disso, foram apresentados ferramentas e recursos que podem auxiliar na coleta, análise e interpretação de dados educacionais.

Entre os indicadores educacionais debatidos no encontro, destacam-se: taxas de aprovação, evasão escolar e desempenho dos alunos em avaliações, informações que desempenham um papel fundamental na tomada de decisões e no aprimoramento da qualidade do ensino.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso do Espírito Santo em fortalecer sua educação pública e garantir que os gestores escolares estejam bem preparados para enfrentar os desafios do sistema educacional moderno e aptos a utilizar os indicadores educacionais como ferramentas estratégicas para tomar decisões informadas para promover melhorias significativas em suas escolas”, contou Mayara Lima Cândido, gerente da Gestão Escolar.

“A formação representa um passo significativo na busca pela melhoria contínua da qualidade da educação no Espírito Santo. Ao capacitar os diretores escolares com as habilidades necessárias para utilizar efetivamente os indicadores educacionais, o Estado visa promover um ambiente de aprendizado mais eficaz e equitativo para todos os estudantes”, explicou a gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Professores do Magistério, Karoliny Mendes da Costa.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br