Disciplina eletiva proporciona estudantes aprenderam arte chinesa
Os alunos receberam um profissional, que trabalha há 10 anos com arte no bonsai.
A disciplina eletiva “Projeto de Vida” do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Ewerton Montenegro Guimarães, em Viana, proporcionou aos estudantes aprenderem técnicas da arte no bonsai. Para isso, receberam na unidade escolar, o instrutor Gabriel Ferreira, que trabalha com a arte há 10 anos.
Gabriel frisou com os alunos que além de um trabalho artístico, “é uma forma de estar em contato com a natureza, da contemplação, do conhecimento das plantas e a atividade também é utilizada como terapia”, falou Gabriel.
Os pais dos estudantes foram convidados à participarem do momento. E um dos pais que compareceram foi Roberto Coutinho Lima. “É muito importante a presença da família para junto dos jovens e, conhecer a arte do bonsai vai fazer com que eles esqueçam um pouco das tecnologias para um contato com a arte e com a natureza”, opinou o pai de Luan Coutinho Lima.
Karine Teixeira, da 2ª série, relatou ao professor da eletiva, Edires Matos, que foi um nova e instigante experiência, “é uma técnica que nos acalma e nos ensina a ser paciente”, disse Karine.
Arte do bonsai
Com origens chinesas, foram os japoneses que aperfeiçoaram a arte do bonsai que significa, literalmente, “árvore num vaso”. O objetivo é criar e manter num vaso, com recurso a métodos e técnicas muito específicas, uma árvore miniatura.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br