05/12/2023 14h59

‘Diversidade Cultural’ é tema de atividades em escolas da Rede Estadual

Desfile e gincana estão entre as ações realizadas nas unidades.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Manoel Rosindo da Silva, localizada em Guarapari, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Geraldo Costa Alves, situada em Vila Velha, desenvolveram, na última semana do mês de novembro, atividades sobre os temas da “Diversidade Cultural”.

A partir de pesquisa sobre as regiões brasileiras, os alunos da Escola Manoel Rosindo da Silva produziram poesias, vídeos, pesquisas, pinturas, produção de tinta natural, apreciação de música internacional e urbana e desfiles.

As atividades também contaram com apresentações de danças urbanas e afro-brasileiras, poesias ritmadas, música em inglês, desfile de moda regional, brincadeiras culturais, além de uma gincana indígena.

“Foi um momento de grande importância para a integração dos alunos e professores, ao criar a oportunidade de aprendizado em ambas as partes, agregando valores culturais que contribuem para a formação de um aluno protagonista e de um futuro cidadão crítico”, destacou a professora de Língua Inglesa Solemar da Penha de Souza.

Com as atividades, a escola visou promover o diálogo intercultural, a tolerância, o respeito e o reconhecimento das diferentes formas de vida e expressões culturais, contribuindo, desta forma, para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e enriquecedoras.

Já os alunos da Escola Professor Geraldo Costa Alves promoveram uma exposição de arte, que foram produzidas a partir do uso de materiais variados, como cerâmicas, telas, tintas, tecidos e papéis. Os estudantes foram motivados a pesquisar imagens, autores e artistas, bem como realizar adaptações de cores, formas e textos, a partir dos conteúdos pesquisados.

“As atividades foram importantes para estimular alunos e professores a repensar as relações étnico-raciais e promover o pensamento e a associação com a arte”, disse a professora de Arte Adriana de Melo Carvalho.

O objetivo da ação foi promover a reflexão sobre a diversidade étnico-cultural, além de permitir que os estudantes conhecessem autores e artistas que tratam sobre o tema da diversidade, e compreendessem as diversas formas de manifestações artísticas e culturais, estimulando aprendizagens integradas, a partir das diversas possibilidades das linguagens.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon