30/12/2019 10h22

Educação 2019: Profissionais do magistério passam a contar com Programa de Qualificação Profissional

Programa visa à formação acadêmico-profissional continuada em diferentes áreas de conhecimento e diversas modalidades de ensino.

Visando à qualificação permanente dos profissionais da Rede Estadual de Educação foi que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) lançou, em 2019, o Programa de Qualificação Profissional. O objetivo, segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, é qualificar a prática docente, favorecer uma cultura digital da educação capixaba, apoiar a formação acadêmico-profissional, além de fortalecer o regime de colaboração com a União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime).

No decorrer do ano, várias formações ocorrerem, com diferentes objetivos. Dentre elas destaca-se a Formação Currículo do Espírito Santo, que soma mais de 25 mil cursistas e demarca o início de um trabalho mais próximo entre municípios e Governo do Estado; formação de profissionais do Estado e dos municípios “Nas Trilhas do Paes”, com cerca de 10 mil cursistas e voltada para a melhoria da alfabetização das crianças capixabas; formação de 900 cuidadores que atuam com a Educação Especial; formação para 200 profissionais que atuam com pessoas com deficiência visual e com surdez; a Formação Inicial de Diretores, iniciativa pioneira, com foco inicial nas superintendências de Carapina e de Cariacica, entre outras.

Ainda em 2019, foi lançado o primeiro edital de seleção para participação dos profissionais do magistério Estadual no Pró-Docência. Esse é um programa prioritário do Governo do Estado, destinado à qualificação profissional do servidor do magistério estadual efetivo, em nível de pós-graduação. São 24 vagas para profissionais efetivos do magistério público Estadual do Espírito Santo, que estão cursando ou foram recém-aprovados em cursos de mestrado ou doutorado, profissional ou acadêmico, oferecidos por Instituição de Ensino Superior (IES) e devidamente reconhecidos, avaliados e em consonância com a legislação em vigor.

Expectativas 2020

Além das formações específicas por áreas de conhecimento, as ações do próximo ano continuarão explorando diferentes modalidades de ensino, com o intuito de viabilizar que a formação continuada chegue a todos os profissionais, independentemente de estarem ou não na Região Metropolitana do Estado.

Vale destacar que serão orientadas por trilhas de aprendizagens, oportunizando o aprimoramento de competências essenciais aos profissionais que atuam na Educação, permitindo a qualificação de acordo com suas atribuições. As trilhas previstas concentram-se em dimensões da educação. São elas: gestão escolar, currículo, diversidade e práticas inclusivas, metodologias de ensino e aprendizagem na sala de aula, inovação pedagógica e tecnologias / suporte educacional.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon