29/11/2023 14h16

Educação Ambiental é tema de novo Caderno Metodológico disponibilizado pela Sedu

O objetivo do material é despertar o interesse pelo ensino da Educação Ambiental nas escolas, por meio do currículo.

Dando continuidade aos lançamentos dos Cadernos Metodológicos, a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, disponibilizou o Caderno Metodológico de Educação Ambiental. O material é constituído por um conjunto de práticas pedagógicas realizadas por professores da Educação Básica das Redes Estadual e municipais, com o propósito despertar o interesse pelo ensino da Educação Ambiental nas escolas, por meio do currículo.

Promover a integração curricular da Educação Ambiental é uma estratégia para formar cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Abordar essa temática fortalece a Educação Básica e prepara os estudantes para contribuir com o enfrentamento aos desafios ambientais futuros.

Nessa perspectiva, a Educação Ambiental é um campo educacional que busca promover a conscientização e a compreensão das questões ambientais, bem como desenvolver habilidades, atitudes e valores que levem a ações responsáveis em relação ao meio ambiente.

Segundo a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Camargo, quando incorporada ao currículo educacional, a Educação Ambiental proporciona uma abordagem interdisciplinar, integrando conceitos e práticas ambientais em diferentes disciplinas.

“A Educação Ambiental frequentemente transcende os limites das disciplinas tradicionais, incentivando uma abordagem interdisciplinar. Isso significa que temas ambientais podem ser incorporados em diversas disciplinas, como Ciências, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, entre outras. Isso ajuda os alunos a entenderem a complexidade e a interconexão dos problemas ambientais”, destacou Aleide Camargo.

Além de transmitir conhecimentos teóricos, a Educação Ambiental, por meio do currículo, busca desenvolver habilidades práticas e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente. Isso inclui promover o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a responsabilidade ambiental.

Para conhecer o Caderno Metodológico de Educação Ambiental, basta entrar no site da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, por meio do link: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/cadernosmetodologicos/.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon