Educação ambiental ganha força com práticas sustentáveis e criatividade em Escola de Vila Valério

Escola Atílio Vivácqua promoveu experiências práticas de educação ambiental e reforçou o protagonismo estudantil por meio de atividades interdisciplinares.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Atílio Vivácqua, localizada em Vila Valério, promoveu uma ação em prol do Meio Ambiente, com uma programação repleta de atividades pedagógicas voltadas à conscientização ambiental, à criatividade e à prática da sustentabilidade.
A iniciativa envolveu turmas do ensino integral e do noturno, com o apoio das professoras Andrielli Kerner Breda, Ana Paula Segantini Nunes, Valdirene Loterio Fardin e Thalia Thomaz Viana Rainha. Entre as ações desenvolvidas, destacou-se a competição de arrecadação de tampinhas de plástico e metal, que mobilizou a comunidade escolar e resultou no recolhimento de cerca de 27 mil unidades, que serão reutilizadas em projetos futuros.
Durante a semana da ação, as aulas foram planejadas com base na temática Lixo e Meio Ambiente, promovendo a interdisciplinaridade e o letramento ambiental. Os estudantes participaram da produção de murais, cartazes, brinquedos e roupas com materiais recicláveis, além da realização de experimentos científicos, jogos educativos, confecção de papel reciclado e até releituras de obras de arte.
Um dos pontos altos da programação foi a visita técnica às terras do senhor “Chico da Mata”, que encantou os estudantes e ampliou a percepção sobre a importância da preservação ambiental.
A culminância das atividades contou com uma gincana sustentável, no turno noturno, e a apresentação dos projetos no turno integral. Todo o processo foi marcado pelo protagonismo estudantil, especialmente nas ações da “2ª Missão: Pensando Global, Agindo Local”, que integrou teoria e prática com sentido educativo.
“Mais do que falar sobre sustentabilidade, foi tempo de refletir, criar e agir. Os alunos viveram uma experiência que os inspira a ser protagonistas de mudanças”, afirmou a professora Andrielli Kerner Breda.
A estudante Maria Luiza Souza Morais, da 1ª série do Ensino Médio, contou como foi a sua experiência com a atividade: “Foi incrível participar e saber que podemos contribuir para um futuro melhor. Trabalhar em equipe também tornou tudo mais leve e divertido.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707