23/01/2023 18h00 - Atualizado em 23/01/2023 15h00

EEEFM Primo Bitti abre uma semana antes no início do ano letivo com programação cultural

As ações foram pensadas de forma a acolher toda a comunidade escolar, com uma programação diferenciada.

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz (Semed), planejaram uma programação diferenciada para o retorno letivo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, localizada em Aracruz, onde aconteceram ataques violentos registrados no dia 25 de novembro de 2022. O ano letivo da unidade contará com uma programação especial na semana anterior ao retorno, que para as demais escolas tem início em 02 de fevereiro. As ações foram pensadas para acolher alunos, professores e demais servidores da unidade escolar. A participação é voluntária.

As ações a serem realizadas na Semana Escola Aberta ocorrerão entre os dias 23 e 26 de janeiro, na própria escola. Durante esses dias, toda a comunidade escolar está convidada a participar de ações como: momentos de acolhimento, círculos de diálogo, apresentação de ginástica rítmica, dança meditativa, brincadeiras (copo com balão, bambolê, corrida do ovo na colher, dança das cadeiras, cabo de guerra, entre outras), jogos (xadrez, dama, uno, entre outros), futebol e muito mais.

Confira a programação clicando AQUI.

Já no dia 02 de fevereiro, tem início ano letivo, mas esse retorno será gradual, começando com rodas de acolhimento, atendimento individual aos que necessitarem, além de oficinas. Como desdobramento de todo o trabalho feito pelo Governo do Estado e parceiros na escola, a Sedu definiu que dois profissionais da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), ficarão permanentemente na unidade escolar. A Apoie é composta por assistentes sociais e psicólogos.

Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP)

A Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), que ocorre em todas as escolas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, tem a proposta de apresentar aos servidores de cada unidade de ensino, o Plano de Ação da escola, as metas propostas e fazer um alinhamento pedagógico para o ano letivo. Na EEEFM Primo Bitti, a JPP também contará com ações específicas e diferenciadas, com rodas de diálogos e atendimentos individuais. Essa ação será conduzida pela Sedu, em parceria com membros do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br