27/04/2021 18h06

Em lançamento de relatório da Unesco, presidente do Consed cita aumento das desigualdades

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, Vitor de Angelo, participou nesta terça-feira (27), do lançamento do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020 para a América Latina e o Caribe, promovido pela Unesco no Brasil. O tema do evento virtual foi Inclusão e Educação, um dos focos desta edição do documento.

O relatório monitora o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030 das Nações Unidas, que visa a “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover a aprendizagem ao longo da vida para todos”. Ele reconhece a variedade de contextos e desafios aos quais os países da América Latina e do Caribe devem responder em seus esforços para alcançar a educação inclusiva e oferece aos formuladores de políticas recomendações para reconhecer e garantir o valor e a riqueza da diversidade na educação.

Em sua fala, Vitor de Angelo foi convidado para falar sobre os desafios das redes no contexto da pandemia. Sobre o assunto, ele destacou que a falta de uma coordenação nacional contribuiu os para o aumento das desigualdades na Educação. “Neste momento no Brasil, dada a falta de coordenação nacional, aos estados e municípios coube esse papel. No entanto, embora estados e municípios tenham se esforçado para fazer o máximo possível, a soma disso não é um agregado que vai gerar um todo perfeito, igual e inclusivo”, destacou o presidente do Consed.

Um ponto positivo trazido pelo relatório é que existem muitos exemplos de fortes bolsões de inclusão na educação encontrados na região. São bons exemplos que servem de base para outras regiões e demonstram claramente uma crença no valor da diversidade. Mas isso deve ser construído, junto com o combate ativo contra a crescente discriminação e segregação. O relatório mostra claramente onde a mudança é mais necessária.

Relatório de Monitoramento Global da Educação

Informações da assessoria do Consed.