Encceja: prazo para justificar ausência na prova de 2022 começou nesta segunda-feira (03)
A justificativa deve ser feita pelos participantes que não compareceram à prova em 2022, mas desejam participar da edição de 2023 gratuitamente.
Começou nesta segunda-feira (03) e vai até o próximo dia 14 o prazo para justificar ausência nas provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022.
A justificativa deve ser feita pelos participantes que solicitaram isenção de taxa de inscrição, e não compareceram à prova, mas desejam participar da edição de 2023 gratuitamente.
O procedimento deve ser feito pelo sistema do Encceja. Quem não justificar a ausência até a data prevista ou tiver a justificativa reprovada deve ressarcir o valor de R$ 40,00 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O pedido deve ser acompanhado de documentos comprobatórios (datados e assinados), de acordo com as exigências previstas no edital. O Inep, então, analisará a documentação e divulgará o resultado das solicitações, no Sistema Encceja, a partir do dia 24 de abril. O período para recursos começará nesta mesma data. Já as inscrições terão início no dia 22 de maio. Vale destacar que a aprovação da justificativa de ausência não significa que a inscrição para o Encceja 2023 já tenha sido realizada.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888