30/11/2020 14h58

Equipes da Sedu participam da I Formação para Gestores e Técnicos

As equipes da Secretaria da Educação (Sedu) participaram, virtualmente, na manhã desta segunda-feira (30), do I Encontro de Formação para Gestores e Técnicos, organizado pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro). Com o tema “A Importância da Ceafro enquanto política pública no combate ao racismo na rede”, a formação foi direcionada para servidores localizados na Sedu – Unidade Central, em Vitória, e o objetivo foi trazer informações sobre as ações concernentes à Comissão para, dessa forma, colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas educacionais voltadas à promoção da igualdade racial e ao enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar.

A ação foi mediada pela gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Sedu (Geciq), Valquiria Santos Silva, e as reflexões foram trazidas pelo doutor em Educação, professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania da Ufes, além de membro do Colegiado do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFES),  Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde.

A Ceafro vem desenvolvendo diferentes ações dentro de seu Programa de Enfrentamento ao Racismo na Rede Estadual de Ensino e trouxe, nessa oportunidade, um momento de reflexão com os diferentes setores da Sedu para estreitar o diálogo intersetorial no que concerne à temática racial e, consequentemente, colaborar com ações que contribuam para a efetivação de uma Educação com equidade e livre do racismo.

“Essa manhã de formação foi muito importante, pois traz para nós uma ampla visão de qual é o papel da Ceafro para toda a Rede Estadual”, disse a subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo.

Já  a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Sedu destacou que a formação fecha o mês de novembro, que marca as ações de luta e resistência e de qualquer forma de discriminação na sociedade. “Essa é uma agenda que se reflete em vários espaços da sociedade, principalmente no ambiente escolar. Nosso objetivo, por meio do trabalho da Ceafro é o enfrentamento ao racismo escolar. Esse momento é histórico para nossas equipes da Secretaria”, afirmou Valquiria Santos Silva.

O professor Gustavo Henrique Araújo Forde, durante a apresentação, fez um recorte sobre a cultura étnico racial e destacou a importância da Ceafro, que dialoga muito com instituições que impactam diretamente na Rede Estadual de Ensino. “É um prazer grande ser aquele que contribui com essa gerência nesse momento de reflexão. Quero parabenizar a equipe pelo comprometimento e com esse trabalho de avanço da comissão, que promove a interlocução da Secretaria com essas políticas e é a institucionalização de uma política”, ressaltou.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br