Escola aproxima alunos da literatura com elementos do universo digital
A atividade possibilita ao aluno exercer sua capacidade de criar e de construir o seu conhecimento.
Escola Estadual Geraldo Vargas Nogueira, no município de Colatina, inova ao trazer características do universo digital para as aulas de literatura. Em parceria com as disciplinas de artes e língua inglesa, foi proposto aos estudantes do 9º ano que, após a leitura de algumas obras literárias, que os alunos criassem “memes”, que retratassem o conteúdo dos textos.
Segundo a direção da Escola esta forma de comunicação apresenta uma intenção bem definida e possibilita ao aluno exercer sua capacidade de criar e de construir o seu conhecimento. Como o universo digital faz parte do mundo dos estudantes, as aulas se tornam ainda mais dinâmicas e atrativas.
A aluna Yasmim Zambaldi gostou da iniciativa. Ela afirma que com mensagens rápidas e um tom de humor, os memes saíram das redes sociais para conquistaram um novo espaço: a sala de aula. “Durante este projeto, tivemos a oportunidade de explorar a cultura digital tão presente em nosso meio, buscando fazer deste um aliado para se trabalhar os conceitos da disciplina”, afirmou.
O diretor da escola, Marcelo Morello informou que usar mecanismos tão comumente utilizados pelos jovens como ferramentas didáticas aproxima mais os estudantes e é fundamental para a pedagogia escolar pensar nelas. “O meme articula a escrita, a leitura e a reflexão. Foge das técnicas de ler puramente textos escolares, suscitando compreensão de múltiplas funções sociais da leitura no aluno”, explicou.
Texto: Cícero Giuri
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888