29/10/2021 14h01

Escola Boa Vista teve quase 100% de adesão dos alunos ao Paebes

Após a prova, alunos da escola de Cariacica puderam se divertir com brincadeiras e pula-pula.

Nessa quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (29), as escolas estão aplicando a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Boa Vista, localizada em Cariacica, teve quase 100% de adesão pelos estudantes.

Segundo a diretora Maria Delza Carreiro Rocha, a escola promoveu momentos de incentivo, nos dias que antecederam a prova, e um acolhimento receptivo, nestes dois dias de aplicação. “Fizemos uma preparação constante para os alunos virem fazer a avaliação. Ontem, tivemos 98% dos alunos presentes. Os que não compareceram, as famílias nos comunicaram, justificando a falta. Isso mostra que reconhecem a importância da avaliação”, disse a diretora.

Após a prova, os alunos puderam se divertir com brincadeiras e pula-pula.

Paebes

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) tem como objetivo avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.

O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio das redes públicas Estadual e municipais. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.

Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza (CN) serão avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata