30/09/2024 15h18

Escola da Serra celebra Dia Nacional do Surdo com música, teatro e conscientização sobre inclusão

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Mestre Álvaro”, localizada no município da Serra, realizou, na última quinta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, uma programação especial para lembrar a data. Organizada pelos professores da Educação Especial, Thiago Lima Milanezi (Libras) Valdeir Cardoso (professor bilíngue), as atividades foram desenvolvidas nos turnos matutino e vespertino, garantindo que todos os alunos pudessem participar.

As apresentações foram conduzidas pela equipe pedagógica, composta por Rociele de Lócio e Sueli Calixto, bem como pela diretora da unidade de ensino, Nelma Neres, que compartilhou informações sobre as diversas atividades desenvolvidas ao longo do mês de setembro. “Essa introdução foi uma oportunidade valiosa para destacar a importância da inclusão e da conscientização sobre a surdez, além de ressaltar os esforços da escola em criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os alunos”, afirmou a diretora.

Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a apresentação do Hino Nacional Brasileiro em Libras, realizada pelos alunos das turmas dos 7º e 4º anos, que destacou a riqueza da Língua Brasileira de Sinais. Entre as diversas apresentações, foi exibido um vídeo com as atividades realizadas nas oficinas de Libras ao longo do semestre.

A programação continuou com uma encenação teatral adaptada da clássica história dos Três Porquinhos, apresentada em Libras. Os profissionais da escola e o único estudante surdo da unidade de ensino, Ruan Nascimento de Oliveira, deram vida a essa adaptação, promovendo um momento de diversão e aprendizado. Um dos destaques do evento foi a palestra com tema sobre Surdocegueira’, conduzida pela professora Sabrina Furtado Nogueira, que explicou as especificidades dessa condição, promovendo, assim, a importância da compreensão sobre um ambiente mais acessível e inclusivo.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de assistir à encenação da história "Patinho Surdocego", com a participação da equipe escolar, bem como do aluno Ruan. O objetivo foi apresentar a mensagem sobre aceitação e inclusão, bem como abordar os desafios enfrentados por aqueles que têm múltiplas deficiências. Para encerrar a programação, os alunos das turmas dos 7º, 6º e 3º anos apresentaram a música "A Hora da Inclusão" em Libras, reforçando o compromisso da escola em promover a inclusão de forma contínua e significativa.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br