Escola da Serra desenvolve mostra de ecossistemas aquáticos para conscientizar comunidade
A ação teve o objetivo de promover o protagonismo estudantil e o uso de tecnologias para pesquisa e divulgação.
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, Escola do Futuro localizada na Serra, desenvolveram, nessa segunda-feira (02), estandes que buscaram conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos dos microplásticos nos ecossistemas aquáticos, abordando questões ambientais e de saúde pública.
A ação teve o objetivo de promover o protagonismo estudantil e o uso de tecnologias para pesquisa e divulgação, além de desenvolver o senso crítico dos estudantes em relação ao consumo de plástico e suas consequências para a biodiversidade. A iniciativa resultou em uma exposição interativa na escola, na qual os alunos apresentaram suas pesquisas por meio de vídeos, infográficos e maquetes de ecossistemas aquáticos.
Os estandes contaram impressões 3D de organismos marinhos, hologramas de animais marinhos, apresentações em realidade aumentada sobre a vida na zona abissal, óculos de realidade virtual para conscientização sobre a problemática do plástico nos oceanos e uma experiência sensorial que simulou a presença no mar.
“A imersão de uma tarde com a família e amigos de outras salas transitando e criando uma atmosfera de conhecimento mútuo de forma divertida e agradável não só reforçou os conteúdos, mas também aumentou a participação dos estudantes. Enquanto educadora, pude perceber que a utilização de tecnologia, como no caso dos hologramas com celulares, trouxe mais sentido às apresentações e ao aprendizado”, explicou a professora Lourhania Ferreira Bittencourt.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhada à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707