11/08/2023 16h09 - Atualizado em 11/08/2023 16h10

Escola da Serra promove projeto ‘Literatura e Ensino de Ciências: Será que tem sentido?’

Projeto busca instigar o interesse dos estudantes para a pesquisa científica, por meio das ligações entre literatura e ciências. 


A Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, vem promovendo entre seus estudantes o projeto de iniciação científica júnior intitulado "Literatura e Ensino de Ciências: Será que tem sentido?". A iniciativa, que segue as diretrizes propostas nas Escolas do Futuro, busca instigar o interesse dos estudantes e fomentar uma cultura científica por meio da ligação entre literatura e ciências.

Com o apoio de instituições de ensino superior e pesquisa, o projeto visa não somente despertar no aluno o interesse pela ciência e tecnologia, mas também promover a inovação, contribuindo para o progresso do Estado do Espírito Santo.

De modo geral, por meio de oficinas de leitura e escrita, os alunos são incentivados a explorar as conexões entre literatura e ciência, abordando temas interdisciplinares. O objetivo da ação é aprimorar o letramento científico, permitindo que os alunos compreendam e analisem informações científicas presentes em textos literários.

A professora de Química da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Aparecida Carvalho, e líder do projeto, ressaltou a importância de romper a barreira entre ciência e literatura. "Ciência e Literatura não são separadas. É vital desconstruir essa percepção, pois muitos livros, ao longo da história, incorporaram aspectos científicos em suas tramas, demonstrando a interconexão dos dois campos”, explicou.

Segundo a professora, os resultados pedagógicos do projeto são avaliados por meio de pesquisas sobre hábitos de leitura, acesso a livros, preferências literárias dos alunos e visões sobre a relevância da literatura no ensino da Ciência. Além disso, as oficinas de leitura são avaliadas por meio de questionários e registros escritos, investigando como a literatura afeta a compreensão e o aprendizado nessa matéria.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI