12/03/2019 10h55

Escola da Serra promove reflexão sobre respeito à mulher

Durante toda a semana foram realizadas atividades para trazer debate e conscientização sobre o tema.

Com o tema “Não nos dê flores, nos dê respeito!”, a Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra, celebra este mês em homenagem à mulher.  Na última semana, para marcar o Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 08 de março, uma ação promoveu reflexão, por meio de uma discussão sobre assédio e violência contra a mulher.

Para a estudante Izabella Cardoso, debater o tema no ambiente escolar aproximou ainda mais os alunos. “Eu achei interessante debater esses temas, pois vivemos num país machista e precisamos igualar os direitos. Tem gente que não faz a mínima ideia disso ou prefere ignorar o assunto. O trabalho em equipe e a aproximação de algumas pessoas da sala foi uma ótima ideia também. A turma é nova e tem muita gente que não se conhece, então esse trabalho aproximou as pessoas e possibilitou a troca de ideias”, disse.

As atividades com o tema foram realizadas durante toda a semana e incluíram debates, exibição de curtas, músicas, produção de cartazes e textos. Nas aulas de Sociologia, por exemplo, foram realizadas rodas de conversa. O professor de Geografia, Demian Ferreira da Cunha, destaca que este tipo de atividade no ambiente aproxima o jovem da realidade.

“Os jovens vivem, muitas vezes, sem fazer a devida crítica ao assunto ou, ainda, praticam as violências relacionadas ao tema. Dessa maneira, a presença do debate na escola pode contribuir para a conscientização sobre o problema e para a conscientização ao respeito à mulher nas mais diversas condições”, explicou o professor.

Um painel interativo para que estudantes e os profissionais da escola expressem suas “broncas” em relação à condição da mulher na sociedade também foi montado na unidade, dinamizando ainda mais a reflexão sobre o tema.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDU
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Caê Guimarães/ Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7705 / 7706 / 770
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br /gardicon@sedu.es.gov.br / celguimaraes@sedu.es.gov.br