19/10/2021 08h49

Escola de Afonso Cláudio promove ações de valorização regional

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio, realizou o projeto “Use o que tem, valorize onde está!”, com o objetivo de promover a valorização regional nos estudantes. Para isso, os alunos foram levados aos pontos turísticos locais, entre eles o Mirante do Valente.

O projeto foi idealizado pela professora Sara Simões Farias, que explicou o motivo da ação. “A Escola Maria de Abreu Alvim está localizada no distrito Fazenda Guandu, afastado do centro do município. Esse é um dos possíveis fatores que demonstram o sentimento de não pertencimento local, por parte dos moradores. Para valorizar seu território, é necessário ter um sentimento de pertencimento a um lugar próprio, com identidade. Muitas vezes, escapa aos olhos dos atores locais a percepção do meio em que estão inseridos. Estamos em uma região com uma bela paisagem, uma terra fértil e, em torno, temos pontos turísticos atraentes”, disse a professora.

Uma das ações do projeto para valorização regional foi levar os alunos para conhecer os pontos turísticos do próprio distrito. Um deles foi o Mirante do Valente, localizado no distrito de Fazenda Guandu, em Afonso Cláudio.

“Muitos alunos ainda não conheciam o Mirante do Valente, mesmo sendo localizado próximo à escola. Ficou evidente a satisfação dos alunos diante da oportunidade única”, destacou a professora Sara Simões Farias.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata