08/11/2023 16h41

Escola de Afonso Cláudio promove passeio cultural em Vitória

O objetivo da ação foi mostrar aos estudantes os monumentos históricos e pontos turísticos da capital do Estado.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município de Afonso Cláudio, realizou, no último dia 27 de outubro, um passeio cultural em Vitória. O objetivo da ação foi mostrar aos estudantes os monumentos históricos e pontos turísticos da capital do Estado, por meio das diversas formas de expressão, crenças, costumes e manifestações culturais da população capixaba.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Associação das Paneleiras, em Goiabeiras, onde produziram suas próprias panelas de barro. Deste modo, eles puderam compreender de forma empírica o processo de retirada do barro, do manuseio do material, as sensações obtidas de estar em contato com a natureza e o resultado alcançado após o término da produção da panela de barro.

Outro local visitado foi o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Os estudantes contemplaram a história do Espírito Santo, por meio da a origem jesuíta da construção e os seus aspectos históricos que permanecem até hoje na estrutura do palácio. Além disso, também observaram as exposições de objetos, fotografias e utensílios utilizados por pessoas que contribuíram para a cultura capixaba.

Por fim, no Museu Vale, visitaram uma exposição com o intuito de valorização e democratização à cultura do Espírito Santo, bem como num cenário da arte contemporânea brasileira em sua diversidade e pluralidade.

“O passeio foi muito legal, por ser algo fundamental e muito importante para meu crescimento como estudante e parte do meu desenvolvimento profissional”, disse a aluna do 9° ano do Ensino Fundamental, Monara Nunes Viana.

Texto: Thiago Mozzer 

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707 

 

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI