Escola de Afonso Cláudio realiza exposição imersiva sobre pré-história
.jpeg?v=638784266313779180)
Buscando proporcionar uma experiência imersiva e interdisciplinar, professores das áreas de Linguagens, Arte e Educação Física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, realizaram a exposição “Rastros da Caverna: uma imersão no Paleolítico”. A atividade foi desenvolvida para ampliar a compreensão dos estudantes sobre a evolução da comunicação, da arte e das práticas culturais, conectando o passado ao presente por meio de abordagens criativas e tecnológicas.
A exposição utilizou tintas neon, que brilham no escuro, para recriar pinturas rupestres, combinadas com efeitos sonoros de cavernas para uma experiência mais imersiva. Além disso, os alunos puderam explorar cavernas reais através de óculos de realidade virtual e também produzir esculturas inspiradas na Vênus Paleolítica, promovendo uma conexão entre a expressão artística pré-histórica e as práticas contemporâneas.
“A experiência bilíngue na exposição foi um grande diferencial. A tradução de legendas e textos explicativos para o inglês não apenas ampliou o vocabulário dos alunos, mas também os inseriu em um contexto internacional, reforçando a importância do inglês como ferramenta de acesso ao conhecimento. Além disso, o uso das tintas neon que brilham no escuro e dos sons de caverna aumentou a imersão sensorial dos estudantes, tornando o aprendizado mais envolvente. A interação com a assistente Alexa em diferentes idiomas estimulou a autonomia na aprendizagem da língua”, observou a professora de inglês Felícia Dutra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Deborah Hemerly
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707