Escola de Alegre entrega certificados a participantes do grupo de estudo ‘Racismo e Negritude’
Objetivo da ação foi incentivar os estudantes a terem mais conteúdos e a se engajarem de forma mais ativa na luta contra o racismo dentro da comunidade escolar.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Monteiro de Paiva, localizada em Alegre, promoveu, nessa segunda-feira (25), a cerimônia de entrega dos certificados aos membros do grupo de estudo “Racismo e Negritude”. O objetivo da ação foi incentivar os estudantes a se engajarem de forma mais ativa na luta contra o racismo dentro da comunidade escolar.
No decorrer do dia, os estudantes tiveram a oportunidade de se envolver em debates que abordaram a relevância desse grupo de estudos para suas experiências cotidianas e para o ambiente escolar como um todo. Após a conclusão das conversas, foi realizada a entrega dos certificados aos integrantes que alcançaram uma frequência superior a 60%. Além disso, no término do encontro, todos desfrutaram de um lanche compartilhado para celebração.
“O grupo de estudo foi muito importante para o meu dia a dia, pois permitiu compartilhar nossas ideias e buscar formas de minimizar as práticas racistas para vivermos em um mundo cada vez melhor”, disse a estudante Isabelle Vieira Lâ da Silva, do 8° ano do Ensino Fundamental.
“O combate ao racismo e o despertar para a negritude foram pontos chaves durante a realização do grupo de estudo, uma vez que o Brasil ainda é endêmico em termos de racismo estrutural. Por isso, propor uma educação antirracista é o primeiro passo para galgarmos um mundo melhor”, ressaltou o professor de Geografia Ronilson Oliveira Paulino.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-770