19/04/2021 15h00 - Atualizado em 19/04/2021 18h12

Escola de Alegre promove encontro virtual entre alunos e liderança indígena

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Oscar de Almeida Gama, localizada em Alegre, realizou uma aula on-line com o tema "Povos Indígenas, dos primórdios à atualidade", em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta segunda-feira (19). 

A aula contou com a participação da liderança indígena da etnia Tembé Tenetehar, Wender Tembé; da professora de Sociologia Rural, Sâmia D`Angelo Alcuri Gobbo; e do professor de Antropologia, Marcio de Paula Figueiras. 

Wender Tembé falou sobre a importância de preservar o meio ambiente e de conservar os aspectos culturais, elencou as diversas áreas onde há povos originários atuando e frisou: “A educação é o principal meio para conquistarmos o respeito”. 

A aula, interdisciplinar, envolveu os professores de História, Geografia, Filosofia, Biologia, Arte, Química e Ensino Religioso. 

Sâmia D`Angelo Alcuri Gobbo abordou a importância dos povos originários para a sociedade capixaba. Já Márcio de Paula Figueiras falou sobre os aspectos sociológicos da Educação Etnico-racial e as legislações que amparam a inserção da temática nos currículos escolares. 

 O professor responsável pela ação, Joatan Nunes, externou sua felicidade em poder colocar os alunos do interior do Estado em contato com uma liderança indígena, algo que foi possibilitado pela tecnologia. “O momento que vivemos na educação é difícil para alunos, professores e familiares, mas, contudo, precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance. A educação não pode parar é por meio dela que conseguiremos transformar nossa realidade”, disse Joatan Nunes. 

 “A aula trouxe muitos conhecimentos dos povos indígenas de nosso País e abordou vários assuntos. Aprendi coisas que nem imaginava, uma delas é que existem povos indígenas aqui pertinho de nós. Muito obrigada pela oportunidade de conhecer sobre esses assuntos tão importantes para o aprendizado humano”, comentou a estudante Layla Ribeiro, da 3ª série do Ensino Médio.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon   

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI