27/06/2019 16h06

Escola de Alegre trabalha concentração e foco dos alunos com práticas de slackline

O propósito da atividade é trabalhar o autocontrole dos alunos e inserir os esportes de aventura nas aulas de Educação Física.

A Escola Estadual José Corrente, em Alegre, tem desenvolvido nas aulas de Educação Física a prática do ‘Slackline’, com o objetivo de trabalhar o equilíbrio corporal, autoconfiança, superação do medo, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de promover a integração social dos estudantes.

O precursor da atividade na unidade escolar foi o professor de Educação Física Esdras Porto Ferreira. “Quando os alunos vislumbraram as possibilidades das práticas ficaram curiosos sobre como praticar os esportes de aventura. Visando utilizar essa curiosidade para elevar o nível de participação e da aprendizagem do aluno, trouxemos o slackline que é um esporte que trabalha o corpo e a mente e traz benefícios a todos os seus praticantes”, destaca Ferreira.

Além da prática em si, entram na modalidade a pesquisa sobre os variados esportes de aventura, a roda de conversa sobre o histórico do slackline, as formas e lugares da prática, materiais de segurança e benefícios do esporte; montagem dos equipamentos; instruções sobre as formas de subir, se equilibrar e caminhar na fita; momentos de conversa e reflexão sobre a prática.

Para o aluno João Marcelo Ribeiro Macedo, a iniciativa foi inovadora. “Achei bem interessante e inovador, foi uma atividade que não estávamos acostumados a fazer, mas todos temos capacidade de executar, achamos a pratica desafiadora”.

A ação tem o propósito de inserir os esportes de aventura nas aulas de Educação Física, com o intuito de trabalhar a confiança dos alunos em suas ações e o controle de suas emoções, como a superação do medo, por exemplo. “A prática trouxe, também, outros benefícios como melhoria da concentração durante as atividades, o foco, a memória e as interações com outros colegas durante as aulas”, afirma o professor.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa: