Escola de Alto Rio Novo promove intercâmbio cultural
Os alunos visitaram a Escola Caieiras Velha, em Aracruz.
Alunos da disciplina eletiva “As relações étnico-raciais no contexto escolar” da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pastor Antonio Nunes de Carvalho, em Alto Rio Novo, realizaram, na última sexta-feira (15), uma visita a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio (EEIEFM) Caieiras Velha, em Aracruz. Com intuito de promover a interação cultural e aprendizado mútuo, o encontro celebrou, por meio das danças culturais, a rica herança das etnias tupiniquins, guaranis e pataxós.
As professoras da eletiva, Gilda de Almeida Bastos e Geislaini Sather de Souza, ficaram muito entusiasmadas com o resultado positivo do intercâmbio. Gilda frisou que o contato direto entre estudantes de diferentes origens culturais pode enriquecer o aprendizado e promover uma maior compreensão das relações étnico-raciais no contexto escolar. "Estar ali, participando e aprendendo com os estudantes indígenas, nos proporciona uma melhor compreensão de nossa ancestralidade e miscigenação", disse.
A intercambista Joicy Soares de Oliveira, contou que ao chegarem, foram recebidos com um corredor de palmas e lembrou ainda que a unidade é a única escola estadual indígena no Espírito Santo. “Foram momentos marcantes e surpreendentes pelos conhecimentos assimilados durante os diálogos e a participação nas danças culturais das suas etnias”, afirmou a estudante.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707