Escola de Cachoeiro de Itapemirim promove tertúlia literária da obra Os Miseráveis
A atividade teve como objetivo promover a leitura de um clássico utilizando uma metodologia que estimula a participação ativa dos alunos.
Na última sexta-feira (28), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou uma tertúlia literária da adaptação da obra Os Miseráveis, de Victor Hugo, com aplicação da metodologia fishbowl. A atividade teve como objetivo promover a leitura, análise de discussão crítica de um clássico, utilizando uma metodologia que estimula a participação ativa dos alunos e a construção coletiva de conhecimento.
De acordo com o professor de Língua Portuguesa Wendel Vasconcelos Sampaio e a professora de História Dandara Dias de Oliveira, responsáveis pela tertúlia, a metodologia fishbowl estimulou uma atuação mais efetiva dos estudantes na discussão da obra, criando um ambiente propício para o debate de ideias, argumentação fundamentada e construção coletiva de conhecimento.
Ainda segundo os professores, o contato com uma obra de literatura clássica contribuiu para a ampliação do repertório cultural dos alunos, proporcionando-lhes um maior conhecimento sobre a história, a cultura e o pensamento humano. “Considero efetiva qualquer forma de promoção da leitura de obras literárias em sala de aula. Uma vez já conhecida a potência interdisciplinar da literatura, podemos potencializar a aprendizagem por meio dos textos literários, combinando metodologias e promovendo experiências nas quais os alunos passam a atuar com a mediação do professor, o que desloca e reconfigura os papéis e o espaço escolar”, afirmou Wendel Vasconcelos Sampaio.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707