03/11/2021 15h15

Escola de Cachoeiro de Itapemirim realiza Feira de Ciências

A feira foi aberta a toda comunidade escolar para visitação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade e Luz, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou a I Mostra Científica de Ciências. A feira foi coordenada pelo professor de Física Carlos Gilmar Brum, que trabalhou o planejamento, a organização e a execução das atividades com os professores da Área de Ciência da Natureza e com os alunos, em um evento interdisciplinar. 

“A preparação dos jovens para a iniciação científica, por meio de atividades práticas, incentiva os alunos e favorece o desenvolvimento de estratégias que comprovem fenômenos científicos, muitas vezes, evidenciados no cotidiano do aluno”, disse o professor Carlos Gilmar Brum.

A Feira de Ciências é uma importante metodologia de ensino, pois contribui para despertar no estudante o interesse pelas Ciências. O discente investiga a temática a ser apresentada, busca informações científicas sobre o processo, interpreta e replica as atividades experimentais, em um trabalho com o professor, possibilitando expandir o conhecimento de forma criativa e desenvolvendo habilidades, como pesquisa científica, organização do pensamento e comunicação, entre outros.

“É na escola que a aprendizagem alcança domínios que só ela pode oferecer, como os contextos abordados nas disciplinas e que estão correlacionados às áreas específicas do aprender — Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens. Na escola, são criadas situações que facilitam o processo de estudos, experiências, raciocínio e observação, fatores esses necessários à vida, ao desenvolvimento, à significação e à transformação do conhecimento”, destacou o professor Carlos Gilmar Brum.

As atividades foram apresentadas pelos alunos, em dias alternados e por série, possibilitando a visitação por toda equipe escolar, incluindo professores, coordenadores e alunos. “As explanações superaram as expectativas esperadas”, disse a professora de Geografia Maria Luíza Guimarães.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI