Escola de Cachoeiro inova com aplicação de metodologias ativas em Jornada de Planejamento Pedagógico
A ação teve como objetivo motivar os professores a executarem os métodos em sala de aula para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Escola do Futuro localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na última sexta-feira (17), oficina relacionada à aplicação de metodologias ativas em sala de aula com ou sem a utilização do recurso digital. A ação, desenvolvida durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), teve como objetivo motivar os professores a executarem os métodos em sala de aula para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas.
No primeiro momento, orientados pela coordenadora pedagógica, Anastacia Pizetta Pesse, os professores foram divididos em 6 grupos para passar pela primeira metodologia ativa, rotação por estações. A atividade abordou assuntos que envolvem o cotidiano de todos (alunos e professores, como alfabetização digital, privacidade online e promoção do uso positivo das redes sociais. Foram utilizados recursos digitais para publicação no Canva e produção de memes. Todos os materiais produzidos foram postados em um padlet exclusivo da JPP da escola.
No segundo momento, foi a vez da metodologia Cultura Maker, em que a construção do conhecimento do educando ocorre com base na efetivação de uma ação concreta, que tem como resultado um produto palpável desenvolvido com uso de tecnologias (ou não) e que precisa ser de interesse de quem o produz. Sendo assim, os professores foram divididos em grupos novamente e desenvolveram um produto final, produzido com materiais como barbante, massinha de modelar, folhas diversas, tampinhas de garrafa, CD’s, elásticos, entre outros materiais.
Segundo a coordenadora pedagógica, Anastacia Pizetta Pesse, a atividade serviu para mostrar aos professores o quanto é mais prazeroso uma aula que envolve metodologias ativas. “O aprendizado se concretiza de forma mais harmoniosa, sem o uso do método puramente tradicional”, afirmou. Já o diretor escolar Alexander Saluci Esquincalha os professores estão engajados no processo de transformação da escola e as metodologias inovadoras fazem parte do cotidiano escolar.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707