Escola de Cariacica promove projeto ‘Coisa de preta: mulheres pretas que fizeram história’
A iniciativa buscou enegrecer as referências de mulheres importantes na sociedade.
A equipe da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, localizada em Cariacica, em conjunto com a professora Marcela Belo, realizou a ação coletiva “Coisa de preta: mulheres pretas que fizeram história”. A iniciativa teve o objetivo de trabalhar as demandas psicossociais relacionadas ao racismo, empoderar os estudantes e enegrecer as referências de mulheres importantes na sociedade.
A atividade foi desenvolvida por meio de um jogo da memória realizado de forma on-line em tela interativa. A dinâmica trouxe exemplos de mulheres pretas que fizeram e fazem a diferença na sociedade, atuando em diversos campos como: arte, educação, política e esportes. Dessa forma, o projeto buscou trazer referências de emancipação e libertação para que os educandos, principalmente as alunas negras, possam se espelhar.
“A parceria com as profissionais do APOIE surgiu em uma conversa sobre o projeto que estou desenvolvendo nas aulas de Arte, em que trabalhamos a temática “Personalidades Negras”. O processo criativo dos alunos teve início com a escolha de uma pessoa negra que admiram, que, posteriormente, foram representadas esteticamente. A atividade proposta pelo APOIE reforçou a importância de reconhecer a importância de mulheres negras ao longo da história”, explicou a professora de Arte Marcela Belo.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707