25/09/2023 11h38 - Atualizado em 25/09/2023 11h55

Escola de Cariacica realiza ações com a temática ‘Setembro Verde’

O objetivo é conscientizar a comunidade escolar para importância da inclusão e respeito ao outro.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Theodomiro Ribeiro Coelho, localizada em Cariacica, realizou todas as terças-feiras deste mês de setembro uma aula expositiva, com momentos de reflexão e vivência com a temática “Setembro Verde”.

“Esses momentos levam os alunos à reflexão sobre a verdadeira inclusão, não somente para aceitar o aluno em sala de aula, mas vivenciando a deficiência do outro”, disse a professora de Deficiência Intelectual Lediana Jardim.

A ação foi desenvolvida pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar acerca da inclusão e o respeito ao outro.

Entre as atividades esteve a de andar com os olhos vendados, andar de cadeira de rodas e palestras sobre as deficiências. “Desenvolver essa ação na escola nos faz entender que inclusão vai muito além dos muros da escola, é muito importante conscientizar os alunos e incentivar para que eles tenham respeito à especificidade do outro”, falou a professora de Deficiência Intelectual Karla Rayani Deolindo.

“Trabalhar com a Educação Especial me faz querer buscar cada vez mais o entender o outro, a tão falada empatia. Com esse trabalho desenvolvido aqui no Theodomiro pude perceber em algumas turmas a participação e aceitação, assim como também o quanto temos ainda que tocar no coração de alguns. A dolescência é a transição para a vida adulta e, no Ensino Médio, que isso acontece, é o ponta pé inicial para uma vida social que nem sempre é inclusiva, mas procuramos deixar nossa marca com esses tipos de ações, justamente para uma sociedade mais humanizada", disse a professora de Deficiência Intelectual, Juliana Azevedo.

“Setembro Verde”

O mês de setembro é dedicado às pessoas com deficiência e procura conscientizar a população sobre a importância da inclusão. A data faz alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que acontece anualmente e em 21 de setembro, coincidindo com o Dia da Árvore, que traz a cor verde, representando a esperança de dias melhores.

Iris Carolina/ Geiza Ardiçon / Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br