Escola de Colatina desenvolve eletiva sobre conflitos mundiais por meio do cinema
O objetivo da ação foi refletir um pouco mais sobre geopolítica.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em Colatina, participaram, nesta segunda-feira (14), de uma reflexão sobre a relação cinema-história e conflitos mundiais. Os debates aconteceram durante a aula da disciplina eletiva “A guerra em película”. O objetivo da ação foi mostrar aos alunos a dinâmica da geopolítica.
Os estudantes participaram de atividades didáticas desenvolvidas com foco na percepção e entendimento de questões geopolíticas mundiais a partir da análise de produções cinematográficas. Os temas utilizados foram os conflitos mundiais, violência urbana, 1ª e 2ª Guerras Mundiais e o tráfico de armas e drogas.
Segundo o professor de Geografia, José Augusto de Araujo Pires da Luz, é de suma importância ensinar aos alunos sobre geopolítica. “Parte dos conflitos mundiais ressurge como consequência das tentativas de reafirmação de identidades (nacionais, religiosas etc.) que se chocam com o intercâmbio constante das mais diversas culturas, fomentado pelas tecnologias da informação e convergência de novas mídias”, disse o professor.
“As atividades propostas pela eletiva, nos propiciou observar que muitas guerras apresentam motivações étnica e religiosa que escondem os interesses políticos e econômicos de tais conflitos”, disse a estudante Marianna Grazieli, da 3ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888