Escola de Colatina promove aula de capoeira
Ação visa promover maior engajamento dos estudantes na matéria, além de estabelecer uma conexão com o contexto histórico do Brasil.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada no município de Colatina, promoveu, nessa terça-feira (12), uma aula de capoeira. A ação teve o objetivo de promover maior engajamento dos estudantes na parte prática da matéria, além de estabelecer uma conexão com o contexto histórico do Brasil.
De início, os estudantes foram apresentados slides que abordaram a história da capoeira, seus fundamentos e desenvolvimento no Brasil, além de detalhes sobre os instrumentos e os golpes característicos dessa arte. Posteriormente, os alunos participaram de uma aula prática, com a orientação do professor de Educação Física Wilson Salume Marino. Ele ministrou a aula ao som de palmas, atabaque, berimbaus e movimentos repetidos com jogos, luta e dança.
“Essa iniciativa demonstra um compromisso com a educação integral dos estudantes, proporcionando a eles não apenas o aprendizado teórico, mas também a oportunidade de vivenciar e compreender aspectos culturais e históricos por meio da capoeira”, disse Marino.
“Essa atividade contribui para uma educação mais enriquecedora e inclusiva, preparando os estudantes para uma compreensão mais profunda da própria identidade cultural e história nacional”, relatou a estudante Amanda Karolayne Pereira dos Santos, da 1ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707