14/06/2023 15h08

Escola de Colatina promove interdisciplinaridade entre Física e Esportes

Abordando conceitos como força, potência e leis de escala, a eletiva abrangeu vários tópicos, como a aplicação da Física nas modalidades esportivas.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada no município de Colatina, realizou, nessa terça-feira (13), um trabalho de aprofundamento dos conhecimentos de Física por meio da conexão com o mundo dos esportes. A ação faz parte da eletiva "Corpo em Movimento" e buscou, com o auxílio de experimentos práticos, explicar conteúdos da disciplina trabalhados em sala de aula.

Demonstrando conceitos como força, potência e leis de escala, a eletiva abrangeu uma série de tópicos, como a aplicação da Física no futebol, voleibol, atletismo, natação, além de explorar a ísica dos equipamentos esportivos e sua influência no desempenho dos atletas paralímpicos. Essa diversidade permitiu que os alunos explorassem diferentes aspectos dos esportes e compreendessem sua relação intrínseca com a Física.

Ao final das atividades, o professor de Física, Wallase Loose, ressaltou a relevância desse trabalho interdisciplinar, que visa aumentar o engajamento dos alunos com os conteúdos da disciplina. "Ao unir o que os alunos gostam, os esportes, com uma matéria desafiadora como a Física, a eletiva se torna uma poderosa ferramenta de aprendizado", contou Wallase Loose.

Complementando o colega, Wilson Salume Marino, professor de Educação Física, enfatizou a importância da interdisciplinaridade ao conectar Física e Esportes. "Essa abordagem possibilita a motivação dos alunos ao relacionar o conteúdo da disciplina de Física com a prática esportiva, facilitando a compreensão e estimulando o interesse", explicou Wilson Salume Marino.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br