Escola de Colatina realiza atividades com foco na inclusão

A ação fez parte da “Semana para Sensibilização e Para Defesa da Educação Inclusiva”.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Conde de Linhares, localizado no município de Colatina, realizou, na semana passada, entre os dias 19 e 23 de junho, a “Semana para Sensibilização e Para Defesa da Educação Inclusiva”. A iniciativa foi dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com demais professores da unidade de ensino.
Para a professora Rosicler da Conceição, a educação inclusiva é muito mais ampla do que se imagina. “É uma busca constante por respeito às diferenças, atendendo às especificidades de cada aluno e proporcionando o seu desenvolvimento do potencial. É a busca por garantir uma educação realmente eficaz com base no princípio da diversidade”, destacou.
A semana foi marcada por atividades pedagógicas, tais como apreciação de vídeos, documentários, rodas de conversas, tertúlias, depoimentos, entre outros. As atividades desenvolvidas tiveram por objetivo despertar nos estudantes, o interesse em discutir a importância de estabelecer uma inclusão de aceitação do outro como ele é.
A estudante Eboni Cyara Ferreira da Silva, que participou da atividade denominada roda de conversa afirmou que a empatia é um dos sentimentos que geram a inclusão. “Acolher o outro como ele é torna-se uma proposta que transcende não apenas os estudantes com deficiência, é algo bem maior, todos devem ser aceitos pelo que somos e viver em harmonia”, disse a estudante.
A diretora Cintia Pancieri destacou que, sendo a escola um espaço acolhedor, é primordial proporcionar aos estudantes autonomia, participação e acessibilidade com condições de igualdade. “O desenvolver de práticas pedagógicas inclusivas e atividades diversificadas contribuem para eliminar barreiras no processo de ensino e aprendizagem, o que gera o pleno acesso e participação desses estudantes”, afirmou a diretora.
Atendimento Educacional Especializado
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é a provisão de recursos, serviços e profissionais que possibilitam os processos de escolarização dos alunos com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o AEE tem o objetivo de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela, por meio de programas de enriquecimento curricular, do ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, de ajudas técnicas e tecnologia assistiva, diferenciando-se das atividades de sala de aula comum, com continuidade de estudos nos demais níveis de ensino e não substituindo a escolarização.
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