Escola de Colatina realiza “I Feira da Multiplicação”
Iniciativa buscou desenvolver competências como: socioemocionais, autoconfiança e a imaginação criativa dos alunos.
Com o objetivo de tornar o conteúdo da disciplina de Matemática mais atrativa, a Escola Professora Néa Monteiro Costa, de Colatina, realizou sua primeira “Feira da Multiplicação”. A atividade foi baseada no livro paradidático “Onde Estão as Multiplicações”, da escritora Luzia Faraco Ramos, para sensibilizar os alunos acerca do processo de multiplicação como adição de parcelas iguais e não como algo para, simplesmente, decorar no processo de aprendizagem.
Segundo a professora responsável, Marilza Cátia Gusmão, o ensino contextualizado da matemática é uma preocupação constante dos profissionais da educação. “Tornar o conteúdo atrativo, aproximando o currículo da vida cotidiana dos alunos e trabalhar o ensino da matemática de maneira agradável e participativa é nosso desafio diário. A feira foi uma atividade multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, que trabalhou estratégias de leitura e Matemática”, relatou.
Durante a feira, toda comunidade escolar pôde visitar os stands onde recebiam explicações sobre o tema, pelos estudantes participantes da Feira. “Tal iniciativa, além do desenvolvimento da Língua Portuguesa e Matemática, também buscou desenvolver nos alunos que as competências socioemocionais, como a iniciativa social, autoconfiança, imaginação criativa, dentre outras, dando atenção aos indicativos previstos no novo currículo capixaba para o Ensino Fundamental”, completou Marilza Gusmão.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br