27/08/2021 14h29

Escola de Colatina ressalta cultura nordestina durante aulas do Curso Técnico Segurança do Trabalho

Alunos do curso técnico Segurança do Trabalho da Escola em Tempo Integral Integrada Rubens Rangel, em Colatina, desenvolveram, ao longo do trimestre, na disciplina eletiva o tema Cultura Nordestina e Diversidade Cultural. As professoras Janice Machado, Angelica Vermelho Comper, Carla Justina Zache destacam que a ideia da eletiva surgiu a partir de rodas de conversas com os estudantes, no qual o foco compreendeu as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagens, danças, vestimentas e tradições, bem como a forma com que as sociedades se organizam, conforme sua concepção de moral e de religião, e a forma como elas interagem entre si.

Durante o desenvolvimento da eletiva, a escola oportunizou a todos os envolvidos a discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes na região Nordeste. Foi trabalhada a cultura nordestina, por meio de pesquisas e a construção concreta de manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina. Os alunos também fizeram releitura das pinturas da região.

“É de suma importância resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste, promovendo uma integração por meio das mais variadas áreas de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e, acima de tudo, desmistificando estereótipos que são mal interpretados pelas pessoas, a eletiva se configurou em conhecer aprender e não ignorar, contribuindo para formação social e intelectual dos estudantes”, disse a diretora da escola Michela Tinelli Margoto.

Durante o processo da eletiva, as alunas Kamilly Ribeiro e Ellem Victoria, praticantes de flauta doce, tocaram “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, demonstrando como a cultura nordestina está sempre difundida no subconsciente coletivo.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata