13/11/2023 15h41 - Atualizado em 13/11/2023 15h44

Escola de Ecoporanga promove ações práticas de incentivo a Ciências

Entre as inúmeras ações, destaca-se uma “Feira de Ciências” promovida, na última sexta-feira (10).

Como forma de incentivar os estudantes a aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ecoporanga, localizada no município de Ecoporanga, tem promovido atividades práticas das eletivas, realizadas ao longo do ano letivo.

Entre as inúmeras ações, destaca-se uma “Feira de Ciências” promovida, na última sexta-feira (10),  na qual os alunos do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática para Internet apresentaram protótipos de jogos desenvolvidos na disciplina de “Desenvolvimento de Jogos”.

O professor responsável pela eletiva, Deyvid Oliveira Rocha, frisou que a interação direta com os demais alunos, que tiveram a oportunidade de experimentar os jogos, adicionou uma dimensão prática às apresentações, consolidando o aprendizado de forma envolvente.

Já o estudante Antônio Carlos Reis Gonçalves salientou a conexão entre a prática, a didática e a chance de se produzir algo que se gosta.  “A sensação de aprender algo que você gosta e ter a chance de trabalhar com isso em sala de aula é indescritível. Chega a ser emocionante saber que, provavelmente, proporcionamos momentos divertidos para aqueles que testaram nosso jogo”, contou o jovem.

Além dessa ação, como parte do compromisso com a sustentabilidade, a unidade desenvolve também, com os alunos da eletiva “Mãos na horta”, a criação de uma horta hidropônica para a produção de legumes e verduras que são incorporados à cozinha da Escola, com o objetivo de promover uma alimentação mais saudável e consciente.

A diretora da Escola, Márcia Carina Marques dos Santos Machado, explicou que o projeto produzido pelos estudantes se destaca pela eficiência e sustentabilidade. “Os jovens demonstraram dedicação e habilidades excepcionais na manutenção do sistema, proporcionando uma fonte local de verduras frescas para a comunidade escolar”, explicou a gestora.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon