11/03/2021 14h12

Escola de Educação Rural desenvolve atividades lúdicas e dinâmicas em aulas de Geografia

O Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier) de Águia Branca busca influenciar no aprendizado do aluno, por meio de práticas de ensino que sejam relacionadas com o cotidiano do estudante. Dessa forma, a escola vem promovendo atividades que aproximam a Geografia do dia a dia do aluno, a partir de atividades lúdicas, propiciando aulas dinâmicas, criativas e construtivas, reforçando os conteúdos já estudados nos anos anteriores.

A proposta é oferecer atividades lúdicas que contemplem as temáticas trabalhadas pela professora de Geografia, Livia Israel Ferreira, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes, utilizando como ferramenta a interação entre professor e alunos. As aulas podem ser desenvolvidas dentro das salas de aula ou nos espaços abertos da escola, o que contribui ainda mais para a efetivação da aprendizagem da disciplina.

Para as aulas sobre “Localização e orientação no espaço geográfico” foi utilizado o espaço aberto, aproveitando o sol como ponto de referência da localização, para encontrar, assim, os pontos cardeais e colaterais. A construção da “Bússola Caseira” foi desenvolvida no refeitório da escola, buscando um espaço mais amplo para o desenvolvimento da prática. Já o conteúdo “Fusos Horários” foi estudado dentro da sala de aula da turma, a partir da utilização de latas de leite vazias, buscando a conscientização também sobre a importância da reutilização de materiais.

Para a professora Livia Israel Ferreira, trabalhar com atividades lúdicas nas aulas transforma a dinâmica habitual do ambiente. “Em todas as atividades, a participação dos estudantes é essencial, seja para a própria construção da atividade, seja para a utilização dos recursos oferecidos, focando sempre na formação do aluno como um todo. Isso porque, é natural um maior interesse dos estudantes em atividades manuais com algo concreto em que o mesmo possa identificar de forma clara a importância dos conhecimentos apresentados no ambiente escolar”, disse a professora.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI