08/11/2023 16h39

Escola de Guarapari promove atividade ‘Ecos da Resistência’

O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma compreensão viva, autêntica e palpável da história da ditadura militar no Brasil por meio de relatos, memórias e experiências.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Rosindo da Silva, localizada no município de Guarapari, realizou, na última sexta-feira (03), o projeto “Ecos da Resistência”. O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma compreensão viva, autêntica e palpável da história da ditadura militar no Brasil, por meio de relatos, memórias e experiências.

Durante o desenvolvimento da atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa conduzida por Mara Curttis Alvarenga e Alfonso Alvarenga, sobreviventes desse período. Eles abordaram aspectos da ditadura militar no Brasil entre 1964 e 1985.

O casal ressaltou todas as medidas adotadas pelo governo militar no país, com destaque para o Ato Institucional 5, promulgado em 1968, e suas implicações na vida das famílias, dos estudantes, dos trabalhadores e de toda a sociedade civil.

“O encontro foi muito importante, pois, às vezes, a gente lê um livro e perde a sensibilidade de lembrar, já que a história é feita por pessoas reais e um período que para nós é tão distante, na verdade é tão recente quando temos pessoas narrando suas histórias de modo real, de modo presente”, disse a estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Rebeca Shwambach Barcelos.

Texto: Thiago Mozzer 

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br   / gardicon@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

 

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI