23/10/2023 14h53

Escola de Guarapari realiza atividade sobre ‘Esporte Adaptado’

Objetivo da ação foi sensibilizar os alunos sobre as habilidades e desafios dos atletas com deficiência, fomentando a inclusão e a diversidade no esporte.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, localizada no município de Guarapari, realizou, na última sexta-feira (20), a atividade “Esporte Adaptado”. O objetivo da ação foi sensibilizar os alunos sobre as habilidades e desafios dos atletas com deficiência, fomentando a inclusão e a diversidade no esporte.

A eletiva foi conduzida pelo professor de Educação Física Rodrigo Pereira e proporcionou aos estudantes a oportunidade de vivenciar e praticar o esporte paraolímpico Torball, um desporto coletivo para cegos e deficientes visuais, desenvolvido após as Grandes Guerras, visando à reabilitação de combatentes.

O professor frisou que a iniciativa permite aos alunos compreender como o esporte pode desempenhar um papel fundamental na promoção da inclusão social. “A disciplina não apenas apresentou a importância da inclusão, mas também proporcionou uma experiência prática e valiosa, mostrando que a diversidade é uma força que pode enriquecer a comunidade escolar e a sociedade como um todo. Foi muito gratificante poder contribuir com o processo inclusivo dentro do nosso ambiente escolar”, disse Rodrigo Pereira.

“A atividade promoveu muitos benefícios, entre eles a união dos alunos. Outro ponto importante foi a comunicação entre professores e estudantes. Serviu de aprendizado, pois é uma atividade muito extrovertida e muito boa de praticar”, disse a aluna Rayssa Pinheiro, da 3ª série do Ensino Médio.

Texto: Thiago Mozzer

Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br